SEM LIMITE PARA O AMOR

Minha foto
LIMPE SEU CORAÇÃO. DEIXE O RANCOR DE LADO. PENSAMENTOS NEGATIVOS. DESEJOS DE VINGANÇA. BLOG CRISTÃO. AQUI NÃO SE FAZ DISTINÇÃO DE RELIGIÃO, RAÇA, SEXO E NENHUM OUTRO TIPO DE PRECONCEITO. TODOS SÃO MUITOS BEM VINDO. ACREDITE... O AMOR VENCERÁ! OBRIGADO A TODOS PELOS COMETÁRIOS. É MUITO BOM SABER DA UTILIDADE DESSE BLOG. DEUS OS ABENÇOE

28 de fevereiro de 2011

NOSSA PROTEÇÃO ESTÁ EM DEUS E EM NINGUÉM MAIS - SALMO 91

Tu que estás sob a proteção do Altíssimo e moras à sombra do Onipotente, dize ao SENHOR: “Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, em quem confio”.Ele te livrará do laço do caçador, da peste funesta; ele te cobrirá com suas penas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te servirá de escudo e couraça. Não temerás os terrores da noite nem a flecha que voa de dia,nem a peste que vagueia nas trevas, nem a epidemia que devasta ao meio dia. Cairão mil ao teu lado e dez mil à tua direita; mas nada te poderá atingir. Basta que olhes com teus olhos, verás o castigo dos ímpios. Pois teu refúgio é o SENHOR; fizeste do Altíssimo tua morada. Não poderá te fazer mal a desgraça, nenhuma praga cairá sobre tua tenda. Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos. Em suas mãos te levarão para que teu pé não tropece em nenhuma pedra. Caminharás sobre a cobra e a víbora, pisarás sobre leões e dragões. “Eu o salvarei, porque a mim se confiou; eu o exaltarei, pois conhece meu nome. Ele me invocará, e lhe darei resposta; perto dele estarei na desgraça, vou salvá-lo e torná-lo glorioso. Vou saciá-lo com longos dias e lhe mostrarei minha salvação”.




O Salmo 91 é uma das mais poderosas orações de proteção da Biblia.

Existe uma história de um regimento britânico sob o comando do Coronel Whittlesey, que serviu na I Guerra Mundial por mais de quatro anos sem perder um homem. Quando perguntado como isso aconteceu ele disse que seus oficiais e demais comandados memorizaram e repetiram regularmente o Salmo 91, que os protegeu das agruras (Aspereza, escabrosidade) da guerra.


Quando o Salmo diz: "Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos", temos aí uma afirmação que nos dá a certeza da preocupação, do AMOR INCONDICIONAL de Deus para conosco, seus filhos. Ter essa certeza nos tráz paz no coração. Sentimos a presença de Deus em nossas vidas, em cada situação que passamos, em cada pedra que tropeçamos, porque é somente pelo AMOR INCONDICIONAL do Pai é que conseguimos passar por todas atribulações e permanecermos de pé, pois Ele nos dá a mão e nos faz seguir, Ele é nossa rocha, nossa fortaleza.
Em nossos caminhos tropeçamos em muitas pedras que nos ferem. Encontramos leões, víboras e dragões, deparamo-nos com atos de agressão, com mentes venenosas e hostís, com atmosferas de veneno e pessoas que nos sugam e nos devoram. As situações descritas pelo salmo são situações arquetípicas (ideais). Muitas vezes sentimo-nos desamparados em face do veneno e da inveja das pessoas. Não conseguimos defender-nos dos que nos impõe expectativas grandes demais, que nos tiram a lberdade. Mas o Salmo nos promete que o Anjo nos tornará capazes de andar sobre leões, víboras e dragões.

O Salmo 91, nos coloca em contato com Deus e com nosso Anjo da Guarda, aumenta a nossa fé, aumenta a nossa confiança. Nos sentindo protegidos estamos aptos a enfrentar com segurança as dificuldades do dia a dia, como os soldados do Coronel Whittlesey.

É como diz o Salmo, "caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido". E a fidelidade de Deus a quem confia nele "será um escudo de proteção".

25 de fevereiro de 2011

DURO ENGANO

Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seu pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.

Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo:
Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade lhe darei então um carro de presente.
Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar.
O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau.
O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços.
Assim, o grande dia chegou. Fora aprovado pra o curso que almejava. 
Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração.
O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel. Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente.
Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote e para sua surpresa, o presente era uma Bíblia.
O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse. A partir daquele dia, o silêncio e distância separavam pai e filho. O jovem se sentia traído, e agora, lutava por ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava notícias à família. O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai.
Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que um dia o velho, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu. Faleceu.

No enterro, a mãe falou-lhe da Bíblia que tinha sido o último presente do pai. De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando finalmente abriu o livro, notou que havia um envelope dentro dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia:

- Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para você, escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor:
A Bíblia Sagrada! Nela aprenderás o Amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer de recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência. Corroído de remorso ao ver seu duro engano, o filho caiu em profundo pranto.

Como é triste a vida dos que não sabem perdoar.
Isto leva a erros terríveis e a um fim ainda pior.
Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você
pensa ter lhe feito mal.

Talvez se olhar com cuidado, verás que há também um cheque escondido em todas as adversidades da vida.

22 de fevereiro de 2011

O PERDÃO

O amor não se ressente do mal. (1 Co 13.5)

O amor perdoa. Algumas pessoas ficam magoadas por tudo. É muito difícil manter um relacionamento com pessoas assim.

Nós sempre supomos que as pessoas estão nos atacando. A verdade, porém, é que, na maioria das vezes, elas não estão nem mesmo interessadas em nós, quanto mais passando noites em claro tentando encontrar formas de nos ofender.

Se não perdoamos rapidamente, mais guardarmos registros de como os outros nos machucaram, mais cedo ou mais tarde a lista ficará tão longa que não conseguiremos mais manter um relcionamento com as pessoas.

A amargura torna amargos nossa vida, nossas atitudes, nossas palavras e pensamentos. É importante perdoar rapidamente. Uma erva daninha que tem raizes profundas é mais difícil de ser arrancada do que uma que acabou de brotar.

Deus perdoa e esquece. Se quisermos ser como o Senhor, temos de desenvolver o mesmo hábito.

Tem pessoas que não perdoam e ainda tem o desejo de vingança. Isso está errado.

Quanto mais rápido aprendermos a entregar pessoas e situações ao Senhor, mais rápido poderemos começar a desfrutar de uma vida pacífica e frutífera. Deus é o nosso vingador; nós não podemos nos vingar (defender ou justificar) a nós mesmos. Quando tentamos apenas tornamos as coisas piores. Quem quer que nos magoe pode não ser capaz de nos compensar, mas Deus pode – e a fará se confiarmos nele. Uma parte de confiar é obedecer ao seu mandamento para perdoar.

Na Bíblia diz repetidamente o que fazer a respeito dos nosso inimigos – ame-os, ore por eles, abençoe-os e não amaldiçoe, entregue as situações a Ele e Ele trará justiça (Lc 6.35; Mt 5.44).

Semeie misericórdia e colherá misericórdia. Semeie julgamento e colherá jugamento. Comece semeando perdão. Algum dia, você pode precisar de perdão. Pense nisso!

19 de fevereiro de 2011

O ORGULHO

O amor não pensa em sí mesmo mais do que o necessário. Sua mente não está nele próprio, mas nos outros. Se aproveita cada oportunidade para fazer o bem e está sempre atento para ser uma bênção na vida do outro.

A pessoa que se diz amar e que sabe o que é o verdadeiro amor não tem dificuldade em dizer “Desculpe”. Contudo a pessoa orgulhosa acha muito difícil pronunciar essa palavra.

São pessoas assim que empenham em ser vistos como sabendo mais que os outros. Paulo diz que o conhecimento sem amor apenas faz com que as pessoas se tornem envaidecidas.

O orgulhoso se gaba de suas realizações. Ele deixa de dar glória a Deus, mas a toma para si mesmo. Ele frequentemente se acha falando de si mesmo – o que está fazendo, o que fez, como foi, o que sabe, quem conhece, etc...

Em Provérbio 27 diz: “Não se glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará a luz. Seja outro o que te louve e não a tua boca; o estrangeiro e não os teus lábios.”

Em Mateus lemos que Pedro pensava em sí mesmo mais do que devia, quando imediatamente antes da crucificação, Jesus disse aos seus discípulos que todos ficariam escandalizados e o abandonariam. No verso 33 Pedro declarou ao Senhor que ele jamais faria isso. Em resposta Jesus advertiu Pedro de que, antes mesmo que aquela noite acabasse, seu medo o levaria a negá-lo três vezes, mas Pedro não podia acreditar e aceitar que seria tão fraco.

Na verdade, Pedro não se conhecia e muitos de nós somos como ele. Olhamos os outros e os julgamos: “Eu jamais faria aquilo”. E quando nos encontramos em situação parecida fazemos o mesmo ou pior.

Deus pode usar apenas homens e mulheres humildes. Devemos nos humilhar, e Ele nos exaltará (1 Pe 5.6)

Orgulho e amor não se misturam. O amor não é orgulhoso nem arrogante. Não se vangloria. Não se envaidece. Não menospreza os outros. Já o amor valoriza cada pessoa, qualquer um que tenha contato se setirá especial, valioso.

O orgulhoso quer ser servido, exirge seus direitos e vive para sí mesmo. Já o humilde é livre para servir aos outros, abandona seus direitos quando necessário e vive para o outro.

O orgulho mantem as pessoas presas em uma armadilha chamada “EU”. Há apenas três pessoas nessa prisão: eu, eu e eu. É um lugar solitário.

O orgulho é mesquinho com os outros; mostra desrespeito e sempre exige ser o primeiro em tudo. O orgulho quer ser visto, notado, mimado, exaltado e estar confortável.

Já o humilde fica satisfeito em saber que Deus etá no controle. Ele acredita e desfruta do descanso e paz.

17 de fevereiro de 2011

VEM ESPÍRITO SANTO E TRANSFORMA-ME

Jesus, o Senhor é minha ajuda na oração, é aquele que pela sua intercessão tem me defendido sempre. Toma, Senhor, em tuas mãos os meus pedidos imperfeitos, corrige as suas falhas, conserta os seus defeitos, e pelos méritos que o senhor adquiriu com seus sofrimentos, pede ao Pai do céu que os aceite e atenda.

Meu Pai querido, em nome de Jesus, não ficarei mais abatido pelo desânimo, mas levantarei os meus olhos para o alto, pois o meu Senhor Jesus já pediu por mim. Não será agora, quando a vitória está a caminho, que eu irei desistir do combate. Não decepcionarei, nem entristecerei aquele que levantou as suas mãos chagadas em meu favor.

Divino Espírito Santo, basta um pouco de fé e o Senhor me fará escutar a resposta de Deus à minha oração, e hoje, o que eu peço, não é que Deus me dê coisas mas que Ele me encha de seu amor. Nenhuma oração é boa se não estiver marcada pela sua presença. Perdoa-me pelas vezes que me esqueci de ti. Perdoa-me pelas vezes que fui negligente.

Eu te convido, Divino Espírito, a entrar em meu coração e tomar posse de todo o meu ser. Vem e ilumina a minha mente para que eu veja a necessidade que tenho de Ti, amacia meu coração para senti-la, desperta os meus desejos na direção dos teus auxílios e reforços, dá-me uma visão clara do poder, da sabedoria e da graça de Deus para me socorrer, e fortalece a minha confiança nas coisas que Deus está me mostrando, uma confiança que anula toda indecisão e medo.

Vem, Senhor, e põe em minha mente os teus pensamentos, põe em meu coração os teus sentimentos, poe nos meus lábios as tuas palavras e freia a minha boca para não dizer nenhuma coisa má; que eu diga com sabedoria, tudo o que precisar ser dito. Infunde em mim um grande desejo de, em tudo, fazer a vontade de Deus, ensina-me a fazer as coisas como Deus quer.

Vem morar em mim, Espírito Santo, e domina as minhas paixões, emoções e sentimentos, ilumina a minha inteligência, fortalece a minha vontade, reaviva a minha memória e purifica a minha fantasia, para que a minha entrega ao Senhor seja plena. Eu te desejo com toda a minha alma e com todas as minhas forças. Vem, Espírito Santo!

Que a força de Tua presença expulse toda a maldade que insiste em viver dentro de mim, que a tua luz dissipe toda escuridão em minha alma. Vem, Senhor, em nome de Jesus e santifica-me, fortalece-me, anima-me, faze-me experimentar a tua força e o seu poder para que eu possa levar o Senhor aos que estão em minha casa e aos mais necessitados.

Eu permito, Espírito Santo, que seja derrubado qualquer obstáculo e que seja detruído tudo o que ainda impede a abertura total do meu coração a Deus. Nenhuma falta de perdão, nenhum ódio, nenhum orgulho, nem dúvida, nem egoísmo, nada poderá me separar do Senhor, pois abro mão de tudo isso para ficarmos a sós e me deixar guiar por Deus.

Que toda apatia, desânimo, preguiça, fraqueza, indisciplina, inconstância ceda lugar, agora, a Jesus, o Filho de Deus, e ao seu Espírito Santo. Quero ser revestido da força de Deus, quero ser preenchido com o poder do alto. Manifesta, Senhor os seus carismas e capacita-me pela sua unção a ser um canal de libertação, cura e salvação onde quer que eu esteja.

Espírito Santo, alarga o meu coração e me faz tão cheio do Senhor! Que eu transborde. Enche-me, inunda-me, banha-me, lava-me, purifica-me, derrama sobre mim a sua unção, santifica-me e transforma toda a minha vida. Por onde eu passar, quero que Deus, por ali, passe comigo.

Quero ser sempre um templo onde o Senhor habita.

Muito obrigado, meu Deus, porque cuida de mim e nunca me abandona ou esquece. Obrigado porque, mesmo não sendo digno, deste-me o maior tesouro que há no céu: O teu Espírito. Obrigado por fazer de mim uma pessoa nova, uma criatura nova e por me ter dado um coração novo.

Obrigado por toda paz e alegria que fazes brotar agora dentro de mim! Ao Senhor, toda glória e louvor para sempre! Amém.

O IDIOTA E AMOEDA

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor de 2.000 REIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos. Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.


Eu sei, respondeu o tolo. 'Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda."

Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa:

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos, o que tomamos para nós. Ele poderia acreditar, tomar posse das palavras e se tornar um verdadeiro idiota, mas não, ele sabia que não era idiota e essas palavras voltaram para os que as proferiram a ele, pois quem na verdade eram idiotas eram todos aqueles que zombavam dele.

Tem um frase que diz: "O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente." E digo que o maior prazer de um homem inteligente é mostrar que ser esperto não é ser ganancioso, soberbo e sim saber que Deus providência um pouco a cada dia e que de nada vamos passar necessidade. Deus está na frente de tudo. Ele providência tudo no tempo certo. Deus tem o seu momento que não é o mesmo que o nosso e que devemos nos entregar inteiramente nos braços de Jesus para que as providências sejam tomadas. Então não se importe se pensam isso ou aquilo de você o mais importante é o que você tem no coração pois só sai da boca do homem o que lhe é repleto no coração.

15 de fevereiro de 2011

A QUEM PERTENCE UM PRESENTE?

Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante (são as famosas viboras). O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama (soberba). Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais (atitude de pessoa invejosa). Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível (pois Deus estava com ele). No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados pelo fato de que o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: "Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?" (essa seria a atitude de muitos de nós). 

"Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?" - perguntou o Samurai. "A quem tentou entregá-lo" - respondeu um dos discípulos. "O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos" - disse o mestre. "Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você permitir que Deus tome conta de tudo em sua vida, até mesmo das invejas, raivas e insultos proferidos a você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir..."

É o caso das boas e más palavras que proferimos. Se dissermos boas palavras elas serão aceitas e edificarão, porém se forem más machucará o interior dessa pessoa e certo como Deus existe e nos ama, essas palavras voltaram com maior intensidade aos que proferiram-as. Pois não podemos esquecer que "assim como uma pessoa pensa em seu coração assim ela é."
 
Entregue hoje sua vida a Jesus e deixa a inveja de lado. Venha ser feliz ao lado de quem verdadeiramente te ama e nunca há de deixar de te amar. Mesmo com todos os seus defeitos, erro, pecados, etc.

13 de fevereiro de 2011

ADAPTA-SE FAZ PARTE DO A M O R

Pessoas que tem o propósito de amar incondicionalmente não são egoístas. Elas aprenderam a ser adaptáveis e ajustáveis aos outros. Por outro lado, pessoas egoístas esperam que todo mundo à sua volta se ajuste a elas, mas elas mesmas são incapazes de fazer isso para os outros sem se tornar BRAVAS ou INFELIZES. Você já percebeu que algumas pessoas ao abrir mão de alguma coisa, logo se manifesta brava e com o passar do tempo se diz infeliz, e elas mesmas não sabem o porquê? É exatamente isso. Pessoas egoístas que se sentem bem apenas quando são realizadas em suas necessidades, as necessidades das outras pessoas não importam.

Isso também não significa que devemos deixar as necessidades dos outros dirigirem nossas vidas, isto somente o Espirito Santo tem esse direito. Mas com certeza, significa que deveríamos nos depositar nas mãos de Deus e confiar Nele para cuidar de nós, enquanto nos ocupamos de cuidar uns dos outros. Claro que não deixaremos de viver nossa própria vida para viver em função dos outros, mas o nosso propósito é ter generosidade ao pensar nos problemas e necessidades dos outros, sabendo que os nossos problemas e necessidades estão nas mãos de Deus e que na hora certa Ele nos dará a solução, que muitas vezes vem através de pessoas que também estão dispostas a viver esse amor incondicional disprovido de egoísmo, ao qual me refero.

11 de fevereiro de 2011

A FORÇA DA PALAVRA

As palavras têm um impacto imenso em toda a nossa vida. Existem pessoas que tem uma vida de inseguraça que as enfraquece, porque outras pessoas, sejam parentes, amigos, colegas, etc... constantemente lhes diziam palavras de julgamento, critica e derrota (amaldiçoavam-as). Essas pessoas apenas podem ser curadas recebendo o AMOR INCONDICIONAL de Deus. Elas foram machucadas em suas almas, em seu eu interior, em sua mente, suas vontades e emoções, um lugar que apenas Deus tem total acesso.


Em Isaías 61.1, diz que Jesus veio ao mundo para restaurar e curar os corações partidos. Ele é o Amado das nossas almas e, através dele podemos estar seguros e ser bem-sucedidos.

Uma vez que as pessoas são machucadas pelas palavras de outros, leva tempo para que superem a imagem distorcida que têm de si mesmas. Isso eu digo por experiência própria. Eu já fui, por diversas vezes, chamado, achigalhado, por diversos nomes que por várias vezes eu acreditei serem verdades. Mesmo eu tendo a certeza de que não era, mas eu me sentia tais as palavras.

Por Isso é importante que aprendamos usar as nossas palavras para abençoar, curar e edificar, e não para amaldiçoar, machucar e destruir, como diz em Efésios 4.29: “Não saia, jamais permita que saia, da vossa boca nenhuma palavra poluente ou má ou perniciosa ou imprestável, e sim unicamente a palavra que for boa para edificação, benéfica para o progresso espiritual dos outros, conforme a necessidade, e assim, seja uma benção, transmita graça aos que ouvem.”

As palavras criam uma imagem dentro de nós, e em Provérbio 23 diz que assim como uma pessoa pensa em seu coração assim ela é. Imaginou?

Nós colhemos o que semeamos. Palavras são sementes, e elas produzem uma colheita. Palavras apropriadas produzem uma colheita de bons relacionamentos. Da mesma forma, palavras erradas produzem uma colheita ruim.

Falando de modo geral, se acreditamos nas pessoas, elas faram um esforço enorme para honrar a confiança que temos nelas. E elas foram machucadas por palavras erradas, mas palavras corretas podem trazer cura às suas vidas.

“a ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra” (Pv 15.23)
“As palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo”. (Pv 16.24)

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto (para a vida ou para a morte)”. (Pv. 18.21)

Se pretendemos fazer do amor um hábito, então precisamos desenvolver o hábito de amar as pessoas com nossas boas palavras. Devemos vencer o mal com o bem e não pagar o mal com o mal, palavras ofensivas com outras ainda mais ofensivas.

“Digo-vos que de toda palavra inoperante, inútil, que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juizo” (Mt 12.36)”


9 de fevereiro de 2011

AMOR VERDADEIRO

É o amor e não o tempo, que cura todas as feridas! O amor cobre uma multidão de pecados. Jesus não quer que amemos de qualquer jeito, só da boca para fora. Deus não quer um amor fingido!


Amor fingido!?! Isso existe? Até demais!

A sociedade prima pela aparência. Estamos numa sociedade muito frágil que pôs os seus alicerces não na verdade, mas nas aparencias. Nessa sociedade, as coisas boas só valem a pena desde que sejam vistas, aplaudidas e tragam um retorno ainda maior para quem as fez. Isso não é amor, é comércio, e pode acontecer com cada um de nós, se fizermos as boas coisas esperando algo em troca. O amor é gratuito. Não só é gratuido mas nós o devemos a todos os que de nós se aproximam: “Não tenhais divida alguma com ninguém, a não ser a de um amor mútuo, pois quem ama o seu semelhante cumpriu a lei. (Rm. 13,8-10) Sem amor tudo o que fazemos é inútil; nossas boas obras podem até aproveitar a alguém, mas a nós de nada aproveitará diante de Deus.

“Amarás teu próximo como a tí mesmo.” Para amar dessa forma devemos fazer às pessoas tudo o que gostaríamos que alguém nos fizesse e não fazer ao outro o que não gostariamos que nos fizessem. Parece simples mas a nossa velha natureza marcada pelo pecado reage mal a essa proposta. Para isso devemos buscar no coração divino que Deus plantou dentro de nós. Todo batizado tem esse coração, o que precisa é usá-lo, exercitá-lo.

Quando amamos alguém de verdade, estamos sempre procurando uma maneira de proteger essa pessoa. Mesmo quando ela está errada, colocamo-nos ao seu lado, porque a amamos. Podemos não concordar com o que ela fez, mas ficamos em busca de uma razão para desculpá-la. O amor é assim, tudo desculpa e quem muito ama muito perdoa.

Quando olhamos para uma pessoa, buscando o que ela tem de mal, sempre vamos encontrá-lo. O que Deus quer dar é, também, um novo olhar sobre o nosso irmão, desprovido de nossos julgamentos envenenados que insistem em condenar aquele que se encontra na mesma condição que nós. “Por isso não tens desculpa tu, ó homem, quem quer que sejas, que te armas em juiz. É que ao julgares o outro a ti próprio te condenas, por praticares as mesmas coisas, tu que te armas em juiz” (Rm. 2,1). Em geral condenamos nos outros os defeitos que temos em nós e que não aceitamos reconhecer. Temos de ter cuidado! Jesus diz: “Não jugueis, para não serdes julgado” (Mt. 6,37 a). Se julgarmos o nosso irmão para condená-lo, o senhor terá de nos julgar.

Podemos reprovar as obra más, mas não temos o direito de, junto com o pecado, condenar também o pecador.

7 de fevereiro de 2011

A FÉ

Não existe um homem de fé que não tenha sofrido; aliás, podemos dizer que é sofrido crescer na fé.


Os cavalos mais fortes e experientes não são os que saem do estábulo apenas para curtos passeios em dias de sol, mas são aqueles que enfrentaram longas jornadas sob o calor escaldante e debaixo de dura tempestades, que sobreviveram aos ataques de feras selvagns das matas e a dureza dos espinhos, que tiveram cada músculo e cada fibra de seu corpo forjados pelo esforço. Esses animais são os mais procurados pelos que precisam fazer uma viagem difícil e arriscada.

Da mesma forma, o homem de Deus não adiquire fibra vagando por avenidas calçadas e ladeadas por jardins, mas trilhando o caminho estreito, cheio de pedras e cercado por precipícios, onde os ventos sopram com toda fúria a fim de derrubar os que caminham, onde os espinhos cortam as roupas e rasgam a pele, onde o inimigo arma emboscadas e animais venenosos atacam constantemente. É um caminho difícil, mas o senhor está alí para dar alegria, aliviar o sofrimento e conceder a vitória. Ele mesmo vai à frente indicando o percurso e puxando pela mão.

Certo dia, dois rapazes foram encontrar um ancião muito conhecido pela sua fama de santidade e perguraram-lhe: Como poderemos saber se estamos no caminho certo para crescer na fé? Os olhos do velho se umedeceram e briharam e logo disse: Quando vocês notarem que o seu caminho é feito de dor e de alegria, de sofrimento e consolo, de lágrimas e sorrisos, de desafios e perseguições, quando mesmo assim continuarem prosseguindo, com o coração cheio de paz, sem desanimar, sem desistir. Acredite: isso é aquilo a que chamamos bom combate. Este é o caminho! Basta continuar nele. Por aí, se vai de fé em fé.

Quando estoura o cambate... na frente de batalha, onde a violência é maior, pode acontecer de sentirmos medo e termos vontade de recuar para não sermos feridos... mas coragem! Avancemos! Pois é exatamente aí, na frente de batalha, que o senhor está à nossa espera para nos revelar o que teremos que fazer para vencer. Encontrando-O, nossa fé será fortalecida com tal prodigalidade que nem mesmo todo o inferno bastará para abalá-la.

6 de fevereiro de 2011

VISÃO DA CRUZ

Tinha um rapaz que ia toda quarta-feira a noite em uma piscina coberta e sempre via ali um homem que lhe chamava atenção: ele tinha o costume de correr até a água e molhar só o dedão do pé. Depois subia no trampolim mais alto e com um esplêndido salto mergulhava na água. Era um excelente nadador.


Não era de estranhar, pois, que o rapaz ficasse intrigado com esse costume de molhar o dedão antes de saltar na água. Um dia tomou coragem e perguntou a razão daquele hábito. O homem sorriu e respondeu:

- Sim, eu tenho um motivo para fazer isso. Há alguns anos, eu era professor de natação de um grupo de homens. Meu trabalho era ensiná-los a nadar e a saltar de trampolim. Certa noite não conseguia dormir e fui a piscina para nadar um pouco.

Sendo o professor de natação, eu tinha uma chave para entrar no clube. Não acendi a luz porque conhecia bem o lugar. A luz da lua brilhava através do teto de vidro. Quando estava sobre o trampolim, vi minha sombra na parede em frente.

Com os braços abertos, minha silhueta formava uma magnifica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando aquela imagem.

Nesse momento, pensei na cruz de Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi um cântico cujas palavras me vieram a mente e me fizeram recordar que Jesus tinha morrido para nos salvar por meio de seu precioso sangue... Não sei quanto tempo fiquei parado sobre o trampolim com os braços estendidos e nem compreendo por que não pulei na água.

Finalmente voltei, desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso... na noite anterior haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido...

Tremi todo e senti um calafrio na espinha. Se tivesse saltado, seria o meu último salto. Naquela noite, a imagem da cruz na parede salvou a minha vida.

Fiquei tão agradecido a Deus, que em Sua graça me permitiu continuar vivo, que me ajoelhei na beira da piscina. Tomei consciência de que não somente a minha vida, mas minha alma também precisava ser salva.

Para que isso acontecesse, foi necessária outra cruz, aquela na qual Jesus morreu para nos salvar.

Ele me salvou quando confessei os meus pecados e me entreguei a Ele.

Naquela noite fui salvo duas vezes. Agora tenho um corpo sadio porém, o mais importante é que sou eternamente salvo. Talvez agora você compreenda porque molho o dedão antes de saltar na água...

As vezes, os milagres acontecem em nossas vidas, mas, não como nós esperávamos.

Deus tem uma forma maravilhosa de agir, Ele não faz barulho, não chama a atenção! Mas nem por isso torna-se ineficiente.

Abramos nosso olhos e estejamos bem acordados, testemunhemos do amor de nosso Salvador, com fervor e alegria, pois as pequenas coisas que o mundo ocultou, serão as grandes maravilhas que Deus revelará!!!

I Coríntios 1:18 "De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus."

Hebreus 12:2 "Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é pôr meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse.

Pelo contrário, pôr causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus."








4 de fevereiro de 2011

A ÁRVORE E OS FRUTOS, O CORAÇÃO E AS PALAVRAS

Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Víboras que sois! como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? A boca fala daquilo que o coração está cheio. Quem é bom faz sair coisas boas de seu tesouro, do seu coração, que é bom. Mas o homem mau, do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa, vã, que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás considerado justos, e por tuas palavras serás condenado.

2 de fevereiro de 2011

DEUS NUNCA TE ABANDONA

Em um dia quente de verão lá no interior do Pantanal Matogrossense, um garoto foi nadar no lago que havia atrás de sua casa. Na pressa de mergulhar na água fresca ele foi correndo... foi deixando para trás os sapatos, as meias e a camisa. Entrou na água e começou a nadar. Ele nadava naquele lago diariamente e nunca se ouviu falar na presença de jacaré naquela área. Mas naquele dia aconteceu o inesperado! O menino não percebia que enquanto nadava para o meio do rio, um jacaré estava deixando a margem e entrando na água. Sua mãe, que estava em casa, olhava pela janela e observava o filho nadando no lago. De repente, a mãe percebeu que o jacaré estava indo em direção ao seu filho e estava cada vez mais perto. Desesperada, correu para o rio gritando o mais alto possível: “Filho! Volte! O jacaré está atrás de você!” Volte! Volte! Ouvindo a voz da mãe, o menino se alarmou, deu um giro e começou a nadar de volta ao encontro de sua mãe. Foi uma corrida contra o tempo. Os segundos pareciam uma eternidade. Finalmente o menino chegou à margem. Mas era tarde! Assim que o menino alcançou a mãe, o jacaré também o alcançou. A mãe agarrou o menino pelos braços enquanto o jacaré cravou os dentes nos pés do menino. Começou um cabo-de-guerra entre a mãe e o jacaré. O jacaré era muito mais forte do que a mãe, mas a mãe era por demais apaixonada para deixar o seu filho ir. Um fazendeiro que passava por perto ouviu os gritos, pegou sua arma, fez pontaria e atirou no jacaré. Após semanas no hospital, o menino sobreviveu. Seus pés estavam muito feridos por causa do ataque do animal, e, em seus braços, havia riscos profundos onde as unhas de sua mãe estiveram cravadas no esforço sobre o filho que ela amava. Um repórter entrevistou o menino e perguntou-lhe se podia mostrar suas cicatrizes. O menino levantou seus pés. Mostrou-os ao repórter. E com orgulho, disse: “Olhe em meus braços. Eu também tenho grandes cicatrizes em meus braços. Eu tenho essas cicatrizes porque minha mãe não me deixou ir”.


Você e eu podemos nos identificar com esse menino. Nós também temos muitas cicatrizes. Não são as cicatrizes de um jacaré, ou algo tão dramático. Mas são as cicatrizes de um passado doloroso. Podem ser algumas lembranças que incomodam o seu coração. Essas cicatrizes são feias e ainda te causam dores profundas. Você já parou para pensar no porquê dessas cicatrizes? Algumas foram feitas pelo jacaré. Mas outras foram feitas pela mãe. Algumas foram feitas pelo maligno e outras foram feitas por Deus. Deus é como a mãe daquele menino. Às vezes Ele nos fere para não nos perder para o maligno! Algumas feridas estão em nós porque Deus se recusou a nos deixar ir. E enquanto nos esforçávamos, Ele estava nos segurando nos braços.


Se hoje você está passando por um momento difícil, doloroso, talvez o que está te causando dor seja Deus cravando suas unhas em você para não te deixar ir. Deus não vai entregar você para o jacaré!!! Deus nunca vai te abandonar e vai fazer o que for necessário para não te perder, ainda que para isso seja preciso deixar algumas marcas ou cicatrizes em você.


Porque Deus nunca nos abandona? Por que Ele nos ama tanto que só de imaginar em nos perder Ele se entristece e por isso para não nos deixar ir, não nos perder, nos deixa cicatrizes . Paulo disse: “Eu trago no corpo as marcas de Jesus” (Gálatas 6. 17).


As marcas deixadas em nós desde a infância a vida adulta não são simples marcas de expressão. São sinais da presença constante de Deus.