SEM LIMITE PARA O AMOR

Minha foto
LIMPE SEU CORAÇÃO. DEIXE O RANCOR DE LADO. PENSAMENTOS NEGATIVOS. DESEJOS DE VINGANÇA. BLOG CRISTÃO. AQUI NÃO SE FAZ DISTINÇÃO DE RELIGIÃO, RAÇA, SEXO E NENHUM OUTRO TIPO DE PRECONCEITO. TODOS SÃO MUITOS BEM VINDO. ACREDITE... O AMOR VENCERÁ! OBRIGADO A TODOS PELOS COMETÁRIOS. É MUITO BOM SABER DA UTILIDADE DESSE BLOG. DEUS OS ABENÇOE

30 de abril de 2011

NÃO DESANIME

O desânimo destrói a esperança, então, naturalmente, Satanás sempre tenta nos desanimar. Sem esperança, desistimos, e é isso que ele quer que façamos. A Bíblia nos diz repetidamente para não ficarmos desanimados nem desalentados. Deus sabe que não chegaremos à vitória se assim ficarmos.
Quando o desânimo ou a condenaçao tentarem atingí-lo, axamine sua forma de pensar. Que tipo de pensamento têm vindo à mente? São do tipo:

"Não vou conseguir; é muito difícil. Eu sempre fracasso, é sempre a mesma coisa, nada jamais muda. Tenho certeza de que outras pessoas não têm tanto problema. Bem que posso desistir. Estou cansado de tentar. Oro, mas parece que Deus não me ouve. Ele provavelmente, não responde às minhas orações porque está desapontado com minha maneira de agir, meus pecados."

Se esses exemplos representa alguns de seus pensamentos, não é de se admirar que você se encontre desanimado e debaixo de condenação. Lembre-se: você se torna aquilo que você pensa. Tenha pensamento desanimadores e ficará desanimado. Tenha pensamentos de condenação e ficará debaixo de condenação. Mude sua maneira de pensar e seja liberto!

Pense assim:

Bem, as coisas estáo indo meio devagar, mas graças a Deus, estou fazendo algum progresso. Tive um dia pesado ontem. Escolhi a forma errada de pensar o dia todo. Pai, perdoa-me e ajuda-me a continuar ´continuando´. Cometi um erro, mas pelo menos esse é um erro que não tenho de cometer de novo. Hoje é um novo dia. Tu me amas, senhor. A tua misericordia é nova a cada dia.

Eu me recuso a ficar desanaimado. Eu me recurso a me sentir condenado. Pai, a Bíblia diz que tu não me condenas. Tu mandaste Jesus para morrer por mim. Vou ficar bem - hoje será um dia maravilhoso. Tu me ajudas a escolher os pensamentos corretos hoje.

Pensando assim é certo o seu sentimento de vitória. Sempre sendo positivo, alegre.

Temos o fruto da impaciência dentro de nós, queremos tudo instantaneamente. Mas ele está sendo trabalhado. Algumas vezes Deus faz as coisas vagarosamente no que diz respeito a nos trazer libertação total. Ele usa o difícil período de esperar para aumentar a nossa fé e permitir que a paciência realize seu trabalho perfeito. O tempo de Deus é perfeito. Ele nunca está atrasado.

Nunca se esqueça que Deus o está libertando pouco a pouco; então, não se sinta desanimado e condenado se cometer um erro.

Seja paciente com você mesmo!

26 de abril de 2011

FRIO, MORNO OU QUENTE? QUE TIPO DE CRISTÃO VOCÊ É?


Havia um grande muro separando dois grandes grupos.

De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.
E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco mais os prazeres do mundo.
O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:
– Ei, desce do muro agora... Vem pra cá!
Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada.
Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:
– O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?

Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:

– É porque o muro já é MEU!!!

Que tipo de cristão você é? Um cristão frio, morno ou quente?

Em Apocalipse 3 diz: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”

O frio é alguém que não quer nada com Deus, que não o segue, que não crê, que vive em caminhos que não são do Senhor Jesus Cristo, que tem no coração maldades e traições.

E o morno é um cristão que faz as obras de Deus até que não tenha algo mais agradavel a ser feito. São pessoas que as coisas do mundo tem um brilho mais forte do que as coisas de Deus. Não é que não crê e não busque o que é de Deus, mas que facilmente fazem escolhas incorretas, buscando o que é do mundo, o prazer da carne, a cobiça, a soberba. e acreditando ser livre, como realmente somos, cometem erros, pecados que aparentemente são pequenos, porém não agradam a Deus.! Esse tipo de cristão também costuma fazer suas próprias doutrinas, prefere pastores que massageia seu ego, do que pastores que corrigem, também esse tipo de cristão acha que tudo é normal na sociedade em que vivemos, e não honra a fé em Cristo, e prefere acreditar em filosofias do mundo! Também prefere aderir riquezas na terra ao invés de aderir às riquezas do céu.

E o cristão Quente é aquele que está sempre buscando agradar a Deus e fazer sua vontade e o ama de verdade, e está disposto a cumprir a boa obra de Deus em sua vida sem querer nada em troca! Buscando seguir a risca a Santa Doutrina de Deus encontrada na bíblia, pois somos todos pecadores. São pessoas que buscam o amor incondicional em primeiro lugar em sua vida e não o dinheiro, as posses, as paixões, etc...

Devemos rever a cada dia o nosso conceito de cristão! Será que somos um cristão frio, morno ou quente? Bem, vemos que até o frio Deus suporta, mas o Morno ele vomita! Ou seja, o melhor é buscar sermos um cristão quente! E Saiba que Deus é misericordioso e se buscamos ser um cristão melhor Deus nos ouvirá, nos perdoará e nos moldará conforme o desejo dele. Deus sabe de nossas dificuldades, de nossas limitações. Ele nos dá a oportunidade de sermos melhores a cada dia. De revermos a nossa situação de pecadores e nos perdoa para que busquemos o que vem do alto, do céu.

Que a  paz do Senhor Jesus Cristo esteja sempre com todos nós!






20 de abril de 2011

SAUDADE... PERDAS

“Falar em perdas é falar em solidão, tristeza, desesperança, medo, saudade.”
Quando digo perdas, não estou me referindo apenas aos que morrem, mas a todos que, de alguma forma, nos deixam prematuramente, antes que estejamos preparados.
Um amigo que se muda para longe, um namoro interrompido abruptamente e até mesmo um ente querido que se vai, sempre provoca em nós uma sensação de vazio.
E por que isso? Porque sofremos tanto mesmo sabendo que estas perdas ou partidas inesperadas são inerentes à vida e que, portanto, não podemos controlá-las?
Não saberia responder com precisão as perguntas acima, mas, o que me parece mais coerente é que nunca estaremos prontos para nos acostumarmos com a falta dos que amamos. Por mais que saibamos que a qualquer instante eles nos faltarão, temos sempre a predisposição em acreditarmos que quem nos ama nunca nos trairia, nos privando de seu afeto, carinho e amor.

Doce engano.

São justamente aqueles que amamos que mais nos machucam com suas partidas inesperadas.
Vão-se sem aviso prévio e nos levam a felicidade, a fé na vida, o equilíbrio.
O que fazer então? Não amarmos? Não nos permitirmos gostar de alguém pelo simples fato de que seremos, mais cedo ou mais tarde, deixados para trás na vida, entregues às nossas angústias e remorsos por não termos dito tudo ou feito o suficiente por eles?
Creio que não.
Se há algo na vida que mais nos trás felicidade é sabermos que somos queridos e não seria honesto nos privarmos de tal sentimento por covardia.
Um amor de pai e mãe, o carinho de um amigo ou afeto de uma relação a dois deve sempre se sobrepujar ao medo da perda.
Porque ela é inevitável; o sentimento, não. Deve ser exercitado todos os dias de nossas breves vidas.
Ele é o que nos move, nos dá o chão para que possamos caminhar pela vida com a certeza de que, haja o que houver, teremos sempre alguém com quem contar, que nos apoiará mesmo nos momentos em que não tenhamos razão.
Esta, deve ser a maior lição deixada pelos que partem sem nos avisar. Lembrar-nos que devemos sempre curtir aqueles que amamos com a intensidade proporcional à brevidade de uma vida.
Porque, quando nos faltarem, saberemos que amamos e fomos amados, que demos e recebemos todo o carinho esperado, que construímos um sentimento que nenhuma perda poderá apagar. Este sentimento transcende o espaço e o tempo, não se limita ao contato físico.
Torna-se parte de nós, impregnado em nossa alma, nos confortando nos dias difíceis, sendo cúmplice de nossas vitórias pessoais, norteando nossa conduta, nos fazendo sentir eternamente amados.
A palavra de Deus diz que não cai uma folha da árvore se Ele não permitir. E é isso, tudo que a nós acontece é permitido por Deus. Seja para nos ensinar ou para nos presentear, agraciar. Muitas vezes pensamos que foi ruim não ter acontecido aquilo que tanto queriamos e na verdade a mão de Deus nos livrou do pior que viria logo à frente. E isso serve pra tudo.
Quando perdemos, de qualquer forma que perdermos, foi a vontade de Deus.
Peçamos a Deus que nos dê o discernimento de suas vontades em nossa vida e que saibamos valorizar tudo o que temos antes que a perdamos.

“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós".

17 de abril de 2011

O SER HUMANO TEM SÊDE DE DEUS

Quem jamais experimentou um vazio existencial? Quem não se sentiu sozinho e abandonado em meio a tantas pessoas? quem nunca desejou algo eterno na vida?

Independentemente de raça, sexo, idade ou cultura, o ser humano busca o infinito. Toda pessoa, em todo momento da vida, se depara com essa verdade sobre sí mesma e com a insatisfação em relação às realidades criadas do mundo, objetos, pessoas e da própria vida. Quando não buscamos por Deus, que é o nosso alimento, continuamos inquietos, frustrados, sem sentido existencial.

O Salmo (63,2) diz: "Desde a ourora te procuro. De ti tem sede minha alma, anela por ti minha carne como terra deserta, seca, sem água." Já nascemos para Deus, desde a aurora da nossa existência, procuramos aquele que nos fez, sentimos uma "saudade" da nossa origem e passamos esta vida como em uma terra árida em busca de água para fertilizá-la, que é Deus, quem nos vivifica, tornando nos fecundos, saciados em nossa caminhada. Caminhada essa que por vez, ao investigarmos nos satisfazemos com coisas temporais, pessoas passageiras, realizações temporais e prazeres que duram poucos, efémeros. Em busca do infinito aceitamos o finito para satisfazer nossos desejos. Essa ilusão de que outra coisa substitui Deus na vida de um ser humano, mesmo que não pensamos assim exatamente, porém é como o fazemos, é presente na sociedade e promove proliferação de uma nostalgia de viver.

Que a nossa sede de Deus seja saciada apenas pelas coisas que dEle provêm. Que nunca nos afastemos da presença dessa água que nos torna fecundo e que fecundemos o amor ao próximo assim como Ele nos ama.

5 de abril de 2011

Os dez mandamentos do casal

O amor é capaz de superar todos os obstáculos para construir o outro




É mais fácil aprender com o erro dos outros do que com os próprios.






1. Nunca irritar-se ao mesmo tempo

A todo custo evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária. Então, será preciso que um dos dois acione o mecanismo que assegure a calma de ambos diante da situação conflitante. Se um assunto vai ser motivo de irritação e discursão tola peça para não falar mais nisso, que deixe isso de lado. É preciso nos convencermos de que na explosão nada será feito de bom. Portanto, jamais permita que a explosão chegue a acontecer. "Há criaturas que são como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura..." Vamos nos esforçar para ser essa cana.

2. Nunca gritar um com o outro

A não ser que a casa esteja pegando fogo.

Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido. Se gritar resolvesse alguma coisa, porco nenhum morreria... Gritar é próprio daquele que é fraco moralmente, e precisa impor pelos gritos aquilo que não consegue pelos argumentos e pela razão.

3. Se alguém deve ganhar na discussão, deixar que seja o outro

Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência e de amor. Dialogar jamais será discutir, pela simples razão de que a discussão pressupõe um vencedor e um derrotado, e no diálogo não. Portanto, se por descuido nosso, o diálogo se transformar em discussão, permita que o outro "vença", para que mais rapidamente ela termine. Discussão no casamento é sinônimo de "guerra"; uma luta inglória. Que vantagem há em se ganhar uma disputa contra aquele que é a nossa própria carne? É preciso que o casal tenha a determinação de não provocar brigas; não podemos nos esquecer que basta uma pequena nuvem para esconder o sol. Às vezes uma pequena discussão esconde por muitos dias o sol da alegria no lar.

4. Se for inevitável chamar a atenção, fazê-lo com amor

A outra parte tem que entender que a crítica tem o objetivo de somar e não de dividir. Só tem sentido a crítica que for construtiva; e essa é amorosa, sem acusações e condenações. Antes de apontarmos um defeito, é sempre aconselhável apresentar duas qualidades do outro. Isso funciona como um anestésico para que se possa fazer o curativo sem dor. E reze, ore pelo outro antes de abordá-lo em um problema difícil. Peça ao Senhor que preparem o coração dele para receber bem o que você precisa dizer-lhe. Deus é o primeiro interessado na harmonia do casal.

5. Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado

A pessoa é sempre maior que seus erros, e ninguém gosta de ser caracterizado por seus defeitos. Toda vez que acusamos a pessoa por seus erros passados, estamos trazendo-os de volta e dificultando que ela se livre deles, isso é, se já não se livrou. Certamente não é isto que queremos para a pessoa amada. É preciso todo o cuidado para que isto não ocorra nos momentos de discussão. Nestas horas o melhor é manter a boca fechada. Aquele que estiver mais calmo, que for mais controlado, deve ficar quieto e deixar o outro falar até que se acalme. Não revidar em palavras, senão a discussão aumenta, e tudo de mau pode acontecer, em termos de ressentimentos, mágoas e dolorosas feridas, feridas essas que podem nunca sicatrizar. Portanto, para haver vida no casamento, é preciso haver a paz; e ela tem um preço: a nossa maturidade.

6. A displicência com qualquer pessoa é tolerável, menos com o cônjuge

Na vida a dois tudo pode e deve ser importante, pois a felicidade nasce das pequenas coisas. A falta de atenção para com o cônjuge é triste na vida do casal e demonstra desprezo para com o outro. Seja atento ao que ele diz, aos seus problemas e aspirações.

7. Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo

Isso é muito importante. Se isso não acontecer, no dia seguinte o problema poderá ser bem maior. Não se pode deixar acumular problema sobre problema sem solução. Já pensou se você usasse a mesma leiteira que já usou no dia anterior, para ferver o leite, sem antes lavá-la? O leite certamente azedaria. O mesmo acontece quando acordamos sem resolver os conflitos de ontem. Os problemas da vida conjugal são normais e exigem de nós atenção e coragem para enfrentá-los, até que sejam solucionados, com o nosso trabalho e com a graça de Deus.

8. Pelo menos uma vez ao dia, dizer ao outro uma palavra carinhosa

Muitos têm reservas enormes de ternura, mas esquecem de expressá-las em voz alta. Não basta amar o outro, é preciso dizer isto também com palavras. Especialmente para as mulheres, isto tem um efeito quase mágico. É um tônico que muda completamente o seu estado de ânimo, humor e bem estar. Muitos homens têm dificuldade neste ponto; alguns por problemas de educação, mas a maioria porque ainda não se deu conta da sua importância. Como são importantes essas expressões de carinho que fazem o outro crescer:"eu te amo", "você é muito importante para mim", "sem você eu não teria conseguido vencer este problema", "a tua presença é importante para mim"; "tuas palavras me ajudam a viver"... Diga isso ao outro com toda sinceridade, todas as vezes que experimentar o auxílio edificante dele.

9. Cometendo um erro, saber admiti-lo e pedir desculpas e culpar o outro pelo seu erro

Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o seu erro demonstra ser honesta, consigo mesma e com o outro. Quando erramos não temos duas alternativas honestas, apenas uma: reconhecer o erro, pedir perdão e procurar remediar o que fizemos de errado, com o propósito de não repeti-lo. Isto é ser humilde. Agindo assim, mesmo os nossos erros e quedas serão alavancas para o nosso amadurecimento e crescimento. Quando temos a coragem de pedir perdão, vencendo o nosso orgulho, eliminamos quase de vez o motivo do conflito no relacionamento, e a paz retorna aos corações. É nobre pedir perdão! Não devemos dizer: "Errei mas foi por sua culpa, pois você me fez fazer isso." Essa não é a atitude correta de quem errou. A humildade passou longe e no fundo não reconhecemos nosso erro.

10. Quando um não quer, dois não brigam

É a sabedoria popular que ensina isto. Será preciso então que alguém tome a iniciativa de quebrar o ciclo pernicioso que leva à briga. Tomar esta iniciativa será sempre um gesto de grandeza, maturidade e amor. E a melhor maneira será ´não pôr lenha na fogueira´, isto é, não alimentar a discussão. Muitas vezes é pelo silêncio de um que a calma retorna ao coração do outro. Outras vezes será por um abraço carinhoso, ou por uma palavra amiga. Temos que nos vigiar e policiar nestas horas para não permitir que o sangue quente nas veias gere uma série de injustiças com os outros.

Há alguns casais que dizem que vão se separar porque acabou o amor entre eles. Será verdade? Seria mais coerente dizer que o "verdadeiro" amor não existiu entre eles. Não cresceu e não amadureceu; foi queimado pelo sol forte do egoísmo e sufocado pelo amor próprio de cada um. Não seria mais coerente dizer: "nós matamos o nosso amor?" O poeta cristão Paul Claudel resumiu de maneira bela a grandeza da vida do casal: "O amor verdadeiro é dom recíproco que dois seres felizes fazem livremente de si próprios, de tudo o que são e têm. Isto pareceu a Deus algo de tão grande que Ele o tornou sacramento."



"Foge das paixões da juventude (das paixões loucas desregradas), busca a justiça, a fé, o amor, a paz com aquele que invocam o Senhor, de coração puro. Evita as discussões tolas e descabidas (pois elas não leva a nada de bom), sabendo que geram rixas (discórdia, rancor, mágoa, feridas). Ora, não convém que o servo do Senhor viva discutindo, mas que seja manso para com todos (não revidar, pois a discursão é arma dos fracos e sem razão), pronto para ensina paciente. Com brandura, ele deve instruir os opositores, pois talvez Deus lhes conceda que se converta (que veja o caminho da verdade), reconheçam a verdade e voltem à sensatez, livrando-se do laço do diabo (pois tudo isso são armadilhas que o diabo coloca para nós), que os apanhou e sujeitou á sua vontade.

2 de abril de 2011

LIVRES PARA AMAR

Conta uma lenda dos índios sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram:
- Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:
- Há o que possa ser feito, ainda que sejam tarefas muito difíceis. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a para mim viva!

Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão.

No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves.
O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido.


E agora, o que faremos? Os jovens perguntaram.
- Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.
Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno.


Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do vôo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar.

Então o velho disse:
- Jamais esqueçam o que estão vendo, esse é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro.

Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.


Libere a pessoa que você ama para que ela possa voar com as próprias asas. Isso não significa traição, pelo contrário, é o respeito por saber que o respeita também.

Essa é uma verdade no casamento.
A lição principal é saber que somente livres as pessoas são capazes de amar. Livres pra conversar com as pessoas, livre para ter suas opniões mesmo que diferente das suas e daí por diante.
Não vamos confundir liberdade com libertinagem. Tem casais que pedem um "tal de tempo". Nesse "tempo" cada um curte, conhece pessoas, "ficam", transam, sabe-se mais o que fazem e depois descobrem que o melhor era a parceira ou o parceiro anterior mesmo. Isso não é dar tempo! Isso é safadeza, falta de vergonha. Quando um casal está confuso eles páram para uma reflexão, para pensar. Se poem na balança os prós e os contra e daí então se deside se continuam o namoro, o noivado, o casamento ou se cada um seguirá o seu rumo, como Deus quer.
Deus nos fez livres. Livres para pensar, pra agir. Então temos que pedir a Ele que em nossa liberdade façamos apenas o que provêm dele, o que agrada a ele. Certamente que Deus não ficará contente com aquele que trai sua esposa ou seu marido e viver na mentira. Afinal de contas se usarmos nossa liberdade  para táis coisas sem dúvidas não estaremos agradando a Deus e sim ao Diabo que é o pai da mentira.