As palavras têm um impacto imenso em toda a nossa vida. Existem pessoas que tem uma vida de inseguraça que as enfraquece, porque outras pessoas, sejam parentes, amigos, colegas, etc... constantemente lhes diziam palavras de julgamento, critica e derrota (amaldiçoavam-as). Essas pessoas apenas podem ser curadas recebendo o AMOR INCONDICIONAL de Deus. Elas foram machucadas em suas almas, em seu eu interior, em sua mente, suas vontades e emoções, um lugar que apenas Deus tem total acesso.
Em Isaías 61.1, diz que Jesus veio ao mundo para restaurar e curar os corações partidos. Ele é o Amado das nossas almas e, através dele podemos estar seguros e ser bem-sucedidos.
Uma vez que as pessoas são machucadas pelas palavras de outros, leva tempo para que superem a imagem distorcida que têm de si mesmas. Isso eu digo por experiência própria. Eu já fui, por diversas vezes, chamado, achigalhado, por diversos nomes que por várias vezes eu acreditei serem verdades. Mesmo eu tendo a certeza de que não era, mas eu me sentia tais as palavras.
Por Isso é importante que aprendamos usar as nossas palavras para abençoar, curar e edificar, e não para amaldiçoar, machucar e destruir, como diz em Efésios 4.29: “Não saia, jamais permita que saia, da vossa boca nenhuma palavra poluente ou má ou perniciosa ou imprestável, e sim unicamente a palavra que for boa para edificação, benéfica para o progresso espiritual dos outros, conforme a necessidade, e assim, seja uma benção, transmita graça aos que ouvem.”
As palavras criam uma imagem dentro de nós, e em Provérbio 23 diz que assim como uma pessoa pensa em seu coração assim ela é. Imaginou?
Nós colhemos o que semeamos. Palavras são sementes, e elas produzem uma colheita. Palavras apropriadas produzem uma colheita de bons relacionamentos. Da mesma forma, palavras erradas produzem uma colheita ruim.
Falando de modo geral, se acreditamos nas pessoas, elas faram um esforço enorme para honrar a confiança que temos nelas. E elas foram machucadas por palavras erradas, mas palavras corretas podem trazer cura às suas vidas.
“a ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra” (Pv 15.23)
“As palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo”. (Pv 16.24)
“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto (para a vida ou para a morte)”. (Pv. 18.21)
Se pretendemos fazer do amor um hábito, então precisamos desenvolver o hábito de amar as pessoas com nossas boas palavras. Devemos vencer o mal com o bem e não pagar o mal com o mal, palavras ofensivas com outras ainda mais ofensivas.
“Digo-vos que de toda palavra inoperante, inútil, que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juizo” (Mt 12.36)”
Nenhum comentário:
Postar um comentário