Ressentimento é um veneno que faz com que as pessoas murchem. 1 coríntios 13;5 diz: “Quem ama não é grosseiro e nem egoísta, não fica irritado, nem guarda mágoa". Essas mágoas nós achamos que é algo natural, pois se fomos traídos, fomos achincalhado, nos pisaram, nos machucaram então guardamos em nosso coração o ressentimento. E esse ressentimento começa de uma forma sutil. E muitas vezes as pessoas dizem que até temos o direito de estarmos ressentidos, dando-nos assim seu apoio.
Mas muitas vezes isso faz com que nós nos definhemos, murchemos. Em Gêneses, bem no começo Deus diz que não é bom que o homem esteja só. Diz que nascemos para vivermos em comunidade. Muitas pessoas querem viver só, mas isso é ir contra Deus que não quer que vivamos sozinhos.
Relacionamentos determinam a nossa felicidade. Só que os relacionamentos são fontes tanto de prazeres quanto de sofrimentos.
Os grandes problemas emocionais têm suas raízes em relacionamentos errados. A maioria dos suicídios ocorre devido a relacionamentos doentios. Os relacionamentos determinam a nossa felicidade. Os nossos relacionamentos determinam, de uma forma muito clara, o nosso sucesso ou o nosso fracasso na vida.
Em coríntios 13 diz ainda: “O amor não se ressente do mal”. As pessoas, elas ferem umas as outras, intencionalmente ou não. Não que um das partes diga: “hoje eu vou ti ferir”, mas é o que, muitas vezes, aquilo que foi dito de forma grosseira era o que estava guardada dentro dela por muito tempo. Normalmente as pessoas ferem as que feriram elas e por muitas vezes essa mesma pessoa não teve a intenção de feri-la.
A forma com que se lida com a sua ferida vai determinar a sua felicidade na vida. Se não respondermos corretamente a ferida ela vai se transformar em ressentimento e se reprimir a sua dor ela se transformará em raiva. E depois de transformada em raiva há de vim todas as consequências desse péssimo sentimento.
O ressentimento é um dos maiores inimigos dos relacionamentos. A pessoa ressentida se torna cega e seca o outro.
A pessoa ressentida nada a agrada. Ela vê defeito em tudo. Nunca nada é suficiente. Nunca se escuta da boca dela elogios, agradecimentos, gratidão, humildade. O ressentimento destrói os relacionamentos.
O ressentimento pode fazer a pessoa acreditar que não mais ama quem amava. Mas como o amor acabou? Eu sempre digo que o amor não acaba. Não se deixa de amar. O que está deixando inebriado o amor é o ressentimento. Mas o ressentimento não é e não pode ser maior que o amor. Porque o amor não se ressente do mal. O amor não conserva magoas.
Se você quiser você pode ficar curado do ressentimento que fere você e perder esse sentimento de vazio. Essa é a boa nova. Não esqueça nunca que o amor não guarda registro de erros. O amor não é uma contabilidade que se tem um livro de razão. O amor não conserva mágoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário