SEM LIMITE PARA O AMOR

Minha foto
LIMPE SEU CORAÇÃO. DEIXE O RANCOR DE LADO. PENSAMENTOS NEGATIVOS. DESEJOS DE VINGANÇA. BLOG CRISTÃO. AQUI NÃO SE FAZ DISTINÇÃO DE RELIGIÃO, RAÇA, SEXO E NENHUM OUTRO TIPO DE PRECONCEITO. TODOS SÃO MUITOS BEM VINDO. ACREDITE... O AMOR VENCERÁ! OBRIGADO A TODOS PELOS COMETÁRIOS. É MUITO BOM SABER DA UTILIDADE DESSE BLOG. DEUS OS ABENÇOE

11 de outubro de 2011

A INVEJA

Nós vivemos situações com pessoas ingratas, ciumentas, agressivas, entre tantas outras, e nesse caminho estamos sujeitos a deparar com a inveja.

Independentemente em que ambiente experimentamos a inveja ela se instalar em todos os nossos relacionamentos. Há pessoas que aparentam não trazer esse sentimento até o momento em que o seu profissionalismo não é ofuscado ou que a sua situação de vida continue sendo superior, sem perder com a presença de alguém mais simpático ou mais agradável, etc...

Então nos perguntamos: Como isso surge?

A inveja surge do sentimento de inferioridade, quando a comparação que fazemos entre nós e o outro. Sejam em bens materiais (casa, carro, roupa, companheiro, dinheiro) ou em qualidades psicológicas, morais, físicas, sociais ou espirituais. Nunca haverá inveja sem que antes tenha havido uma comparação.

Quem não viveu a situação de ser criticado por alguém, do tipo: Não fale assim, pois dá uma impressão errada de você! E logo adiante você depara com essa mesma pessoa falando da mesma forma que você.

Por exemplo: Você cumprimenta as pessoas dizendo: Oi amigão, tudo bem? Logo adiante, aquela pessoa que sente que o seu jeito é agradável, te critica e mais adiante, ela usa a mesma forma de expressar que você.

Veja esses versículos:
Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão eu morro. (Gênesis 30:1)

Pois a dor destrói o louco, e a inveja mata o tolo. (Jó 5:2)


Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. (Salmos 73:3)

Quantas pessoas invejam a prosperidade de um traficante, de pessoas que se entregaram ao demônio em rituais malígnos?


Apesar de a inveja ser uma tendência a supervalorizar o outro com tudo que ele tem e desvalorizar o que temos, a inveja também pode surgir do sentimento de sentir-se incapaz e inferior, e ao mesmo tempo acreditar que se tem que ser superior a todos. Mas pra isso desdenha tudo o que o outro é e possui, quando na verdade gostaria de ser exatamente o que o outro é, e ter o que o outro tem.

Não existe inveja boa e inveja má. Inveja é inveja e pronto. E é feio sim. Não tem como tentar deixa-la bonita dizendo ser uma Inveja Boa. Não podemos confundir Inveja com Admiração.

Sempre ouvimos dizer da inveja que um e outro tem por fulano, beltrano ou até de nós mesmo. Ser invejado é desagradável, seja como for. Pra isso, só nos resta orar por essa pessoa. Pedir ao Pai que a permita ver que a vida dela é a mesma que a nossa. Que todos nós temos qualidades e defeitos, felicidades e tristezas, e que nossos defeitos e preocupações estão entregues nas mãos de Deus e por tal motivo ela pode não estar os vendo.

Isso tudo traz a falta da paz. E não basta simplesmente desejarmos a paz do próximo, se não temos a ação que acompanhe esse nosso desejo de viver em paz. É preciso ação. Antes de buscar ter o que é do outro, busquemos o que queremos através do nosso relacionamento com Deus. Com isso viveremos em harmonia uns com os outros.

As pessoas olham o que o próximo tem e grita com Deus: Porque ele tem isso e eu não? Mas será que você está fazendo por onde receber essa benção?

Amado Senhor, pelo poder do teu maravilhoso Espirito Santo, revela-me qualquer atitude que tenha criado a inveja em minha vida. Eu humildemente me arrependo por não ser agente da paz. Mostra-me como eu posso restaurar a paz em meus relacionamento partido ou danificado através da inveja. Assumo, meu Pai Eterno, um novo compromisso de tornar-me uma pessoa que busque ser e ter da forma que o Senhor desejar e não da forma que eu desejo ser, invejando o meu irmão.

Amém.

Um comentário:

  1. Os "Padres do Deserto", os primeiros Cristãos que viviam no Egito, na Grécia, na Síria, na sua luta pela elevação do espírito, perceberam que o melhor antídoto para a inveja é a solidariedade, afinal ninguém sente inveja de um sucesso no qual teve participação.
    Parabéns pela postagem.
    Abs
    Ale.

    ResponderExcluir